Atender mil pessoas das aldeias indígenas com atividades esportivas é a meta da coordenação local do “Programa Povos Indígenas: Esportes e Cidadania”, desenvolvido numa parceria da Prefeitura de Miranda com o Governo do Estado e lançado oficialmente nas festividades do Dia dos Povos Indígenas, em 19 de abril.

Por meio do programa, o Governo de Mato Grosso do Sul destinou recursos para Miranda, que garantiram a contratação de quatro professores de educação física indígenas e oito monitores também indígenas para desenvolverem atividades esportivas nas modalidades de tênis de mesa, futebol de campo, futebol de salão e voleibol para pessoas de todas as idades das aldeias indígenas de Miranda.

Além da contratação dos profissionais, o projeto garantiu ainda a aquisição de kits com materiais esportivos incluindo redes de vôlei e futebol de campo, bolas de todas as modalidades envolvidas, mesas de tênis e uniformes para os alunos.

O projeto atende todas as aldeias por meio de polos, instalados nas aldeias Cachoeirinha, Moreira, Passarinho e Lalima.

“As atividades já começaram e seguimos trazendo mais e mais pessoas para o projeto. Temos a meta de envolvermos cerca de mil pessoas”, explica Dino Manoel da Silva, secretário Municipal de Esporte e Lazer de Miranda.

“O projeto só foi possível graças ao carinho que o Governo do Estado tem com Miranda. Agradeço ao diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, ao Marcelo Miranda Ferreira, secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania e, em especial, ao ex-governador Reinaldo Azambuja e ao nosso governador Eduardo Riedel por possibilitarem mais este benefício para nossos povos indígenas”, disse o prefeito de Miranda."