A retomada das atividades do turismo em Miranda, neste momento pós-pandemia, tem muitos desafios e um deles é a necessidade urgente de reforma do Centro Referencial da Cultura Terena (Cerecute), que fica na entrada da cidade e é um dos principais pontos de visita de turistas na região.

Desde que assumiu a chefia do Executivo Municipal, em maio deste ano, o prefeito Fábio Florença (PDT) vem empreendendo esforços para garantir recursos para a reforma e modernização do prédio que, após sua inauguração em 2004, nunca foi reformado.

A demanda da reforma foi apresentada pelo prefeito ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e as obras devem ser custeadas com recursos estaduais com contrapartida de recursos próprios da Prefeitura.

Na semana passada, Fábio Florença esteve com a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) (FOTO). Mara sabe da importância da revitalização do Cerecute. Ela teve contato com o trabalho desenvolvido no local especialmente no período em que foi diretora-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Por conta desta experiência a deputada informou ao prefeito que vai acompanhar o processo da reforma do prédio, para garantir celeridade na liberação dos recursos. A garantia foi dada durante a reunião em que Florença esteve acompanhado do Secretário Municipal de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Celso Moraes de Souza, do secretário Municipal de Planejamento Badu Carlos e do assessor e ex-vereador Valter Ferreira, em Campo Grande.

O CERECUTE
O Centro Referencial da Cultura Terena foi inaugurado em 2004. O local abriga exposição e venda de artesanato indígena produzido pelas aldeias terena de Miranda. Sua localização na entrada da cidade, às margens da BR-262 o torna um dos pontos turísticos mais movimentados do município – gerando renda aos artesãos que expõem seus produtos no local.