16 de agosto de 2017

Marlene quer uma política de saúde preventiva também na área indígena

Fotos José Everton

Assessoria

A prefeita do município de Miranda, Marlene Bossay, PMDB, recebeu em seu gabinete o coordenador técnico do DSEI, Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul, Wanderlei Guenka. Na oportunidade o coordenador prestou contas ao município dos serviços prestados à comunidade indígena do município.

Marlene Bossay e o secretário de Saúde do Município Wilson Braga solicitaram do coordenador apoio para melhorar o atendimento da Saúde na área indígena sob responsabilidade da Sesai, Secretaria de Saúde Indígena, do governo federal.

A prefeita relatou ao coordenador que a prefeitura oferece aos indígenas exames laboratoriais, de ultrassom, cirurgias eletivas, dentre outros. No entanto ainda é necessário que se aplique uma política de saúde preventiva e uma das maiores necessidades é água potável de boa qualidade.

“Eu pedi ao dr Wanderlei Guenka, coordenador do DSEI, que interceda junto ao coordenador regional da Funasa, Marco Aurélio Santullo, para apressar a perfuração de poços artesianos para a comunidade indígena das nossas aldeias. Saneamento básico nos ajuda a prevenir doenças”, relatou Marlene.

A contra partida pedida por Wanderlei seria o transporte de pacientes indígenas para a capital, no que foi informado que a prefeitura já realiza esse serviço também. Além do secretário de saúde Braga, o vereador Adilson Antônio, Zebra, também participou da reunião.

Materia 4 (1) Materia 4 (2)